O que é Sinusite, principais causas, sintomas e tratamento
As principais características são dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça
Nessa matéria vamos explicar no detalhe um mal que muita gente sofre: a sinusite.
Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo. O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível.
Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite. Abaixo um desenho que evidencia os seios da face e uma possível inflamação, com obstrução na abertura sinusal.
De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), de 15 a 20% da população mundial é vítima do problema.
Causas da sinusite
Há dois tipos principais de sinusite, a viral e a bacteriana. A viral é mais comum e menos grave. A bacteriana, embora tenha os primeiros sintomas bem semelhantes, pode se agravar, e deve ser tratada com uma combinação de medicamentos.
Gripes, resfriados, crises alérgicas e inflamações na garganta podem servir de caminho para a formação da sinusite. Quem mora ou frequenta áreas com muita poluição, fuma ou tem doenças respiratórias crônicas, como a asma, possuem mais facilidade para desenvolver a sinusite.
Algumas pessoas desenvolvem a sinusite crônica, quando as crises são constantes, facilitadas por alterações estruturais dos seios nasais e das vias aéreas.
Sintomas da sinusite
Os principais sintomas são nariz entupido, sensação de pressão na região do nariz, bochecha, testa e ao redor dos olhos, dores de cabeça, cansaço e febre são alguns dos sintomas da sinusite mais simples, a viral. Ela dura apenas alguns dias.
Quando os sintomas começam a piorar, é sinal de sinusite bacteriana. Se torna mais grave quando há uma secreção nasal amarelada, purulenta. Além das dores e da sensação de peso na face, a pessoa pode ter tosse e pigarro, porque o quadro afeta a garganta, e é possível aparecer ainda uma diminuição do olfato.
Tipos de Sinusite
Muito comum em adultos e que acomete mais mulheres, a sinusite como já mencionado são classificadas em duas categorias:
Sinusite aguda
A sinusite aguda costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.
Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Sinusite crônica
Os sintomas da sinusite crônica são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
Acessos de tosse são particularmente frequentes também pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer no decorrer do dia.
Tratamento da Sinusite
Para combater a infecção pela sinusite e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e a constante lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento, e é de suma importância que um médico avalie e prescreva tais medicamentos.
Em formas mais graves, o médico recomenda remédios da classe dos corticoides, orais ou nasais, por, no máximo, cinco dias. Esse tipo de medicação não pode ser utilizada por quem tem problemas cardíacos, nem por crianças pequenas.
Em casos recorrentes e graves podem passar por cirurgia que basicamente são dois tipos:
- Cirurgia funcional dos seios paranasais: é feita uma limpeza e ampliação de todos os canais para facilitar a respiração.
- Turbinectomia: é um procedimento feito para reduzir o volume dos cornetos nasais, estruturas que ficam dentro do nariz e que, quando muito grandes, dificultam a entrada de ar e facilitam o acúmulo de muco na região.
No vídeo a seguir, dr. Drauzio dá algumas dicas valiosas para aliviar o desconforto da sinusite:
Remédios caseiros que ajudam a tratar a Sinusite
Alguns remédios caseiros, como a inalação com vapor de eucalipto, o suco de hortelã com urtiga ou o chá de açafrão, possuem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antissépticas, que ajudam a reduzir a inflamação dos seios nasais e a aliviar os sintomas de sinusite, como dor ou sensação de pressão no rosto, nariz entupido e tosse, por exemplo.
Estes remédios caseiros podem ser utilizados durante cerca de 2 semanas, mas se não existir qualquer melhora dos sintomas após 7 dias, é recomendado consultar o clínico geral ou o otorrinolaringologista para avaliar o problema e identificar se existe necessidade de iniciar o uso de remédios mais específicos.
Você sofre com sinusite? Conhece alguém? Compartilhe essa matéria com ela e NUNCA se auto medique. Essa é uma das causas de piora nos quadros clínicos.
Caso precise de ajuda profissional, conte com a Express remoções, empresa especializada em saúde e bem estar. Oferecemos atendimento médico emergencial ou remoção de paciente, conte conosco.