O que é a gripe do tomate? conheça o vírus que afeta crianças
Mesmo com alerta, a infecção é rara e não oferece risco de morte
Apelidada “febre do tomate”, uma infecção viral entre crianças vem sendo monitorada pelas autoridades da Índia.
Frequentemente confundida com a doença de Mão, Pé e Boca ou mesmo com Covid-19, a “gripe do tomate” recebe o nome das bolhas que causa, que se parecem com tomates.
Os casos foram identificados na Índia e chamou atenção do mundo desde então;
Ainda não se sabe o que pode ter originado o surto do microrganismo, mas especialistas publicaram nesta semana um artigo na revista científica The Lancet, dizendo que pode se tratar de uma nova variante da já conhecida Mão, Pé e Boca, doença infecciosa causada pelo vírus Coxsackie.
Em maio, o Ministro da Saúde do estado indiano de Karnataka emitiu instruções de alerta máximo, conforme casos eram relatados na região. O pedido era para que os estados vizinhos monitorassem as crianças quanto a quaisquer sinais e sintomas, mas ressaltou que a situação não estava fora do controle.
Os cientistas ressaltam ainda que, na maioria dos casos, as crianças infectadas tiveram uma infecção anterior por Chikungunya e dengue.
Eles classificam ainda a doença como infecção viral rara e dizem que está em estado endêmico no país. Apesar disso, o risco de morte é considerado baixo.
A “gripe do tomate” é considerada autolimitada, ou seja, tem começo, meio e fim. No entanto, não existe, até o momento, nenhum medicamento específico para tratá-la.
Apesar de apresentar sintomas semelhantes à doença causada pelo SARS-CoV-2, pesquisadores afirmam que o vírus da febre do tomate não tem ligação com o coronavírus.
Sintomas da Gripe do Tomate
Os principais sintomas observados em crianças com gripe do tomate são semelhantes aos da Chikungunya, que incluem febre alta, erupções cutâneas e dor intensa nas articulações.
Ocorrem infecções e por isso o nome, por conta das bolhas de cor vermelha que se formam no corpo dos indivíduos afetados.
Os principais sintomas são:
- Fadiga;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Febre;
- Desidratação;
- Inchaço das articulações;
Nas crianças com esses sintomas, são realizados exames moleculares e sorológicos para o diagnóstico de dengue, Chikungunya, Zika vírus, varicela-zoster e herpes. Caso estes não se mostrem relativos, é considerado a Febre do Tomate.
Tratamento
Por ser semelhante à Chikungunya e à dengue, bem como à doença das mãos, pés e boca, o tratamento também é semelhante – ou seja, isolamento, repouso, bastante líquido e esponja de água quente para aliviar irritações e erupções cutâneas. A terapia de suporte de analgésico para febre e dor no corpo e outros tratamentos sintomáticos são necessários.
Fique atento para mais notícias sobre saúde e bem estar no blog da Express Remoções. Aqui você terá dicas de bem estar, alimentação, estilo de vida e muito mais.