Café faz mal? efeitos que podem causar no corpo
A bebida é muito apreciadas pelas pessoas e causa efeitos positivos e negativos no nosso corpo
Café é uma das bebidas mais apreciadas pelas pessoas e que causa muitos efeitos positivos e negativos no nosso corpo.
O café é uma das bebidas mais amadas pelas brasileiros. Além do sabor, ele nos ajuda com a disposição e nos mantém por mais tempo acordados. A explicação é que a adenosina é uma substância que leva o ser humano a querer dormir. O consumo do café faz a mente se confundir em relação a essa substância, levando a pessoa a ficar ativa por mais tempo.
Só existe um problema nisso, em algum momento a adenosina vai se destacar, e a pessoa terá que tomar cada vez mais café para atender a quantidade de receptores que se multiplica. Mas essa não é a unica consequência do café no seu corpo.
A bebida também afeta outras funções do corpo humano, relacionadas ao metabolismo e ao sistema nervoso. A Express Remoções preparou uma matéria especial sobre os efeitos do café em nosso corpo.
Confira:
Humor
O café permite que a dopamina e a glutamina, estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, circulem livremente. Como consequência, o indivíduo fica mais alerta, menos entediado e com impulsos de humor.
Foco
O consumo da cafeína auxilia as pessoas para focar em alguma tarefa necessária, porém, tome cuidado: consumir muito da substância pode causar o efeito contrário.
Memória
Estudos apontam que ingerir café auxilia na memória, ajudando a lembrar-se de coisas exatas e diretas, como números de telefone e nomes.
Efeito Placebo
Para algumas pessoas a cafeína não funciona mais como estimulante, mas apenas como um “lembrete” para o corpo dos efeitos que ela tem. Isso significa que quando alguém que toma muito café para de ingeri-lo pode se sentir cansado e sonolento. Isso ocorre porque a pessoa se tornou viciada na substância.
Diminui o Apetite
A maior parte dos estudos nessa esfera são inconclusivos. Acredita-se que ao consumir um pouco de café diminua o apetite por alguns instantes, mas não o suficiente, e também não é indicado para essa finalidade. Uma boa e regular alimentação tem benefícios muito maiores do que o consumo de café.
Ação de Remédios
Pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg provaram em 2007 que algumas drogas têm o efeito potencializado pela cafeína. Foram constatados em pacientes que ingeriam regularmente que o efeito do medicamento se mostrava mais rápido e eficaz. Exemplos são os analgésicos paracetamol e ácido acetilsalicílico.
Práticas esportivas
A cafeína é um dos melhores estimulantes para atividades esportivas, já que é possível calcular a dose ideal de ingestão da substância e não é preciso consumi-la diariamente.
Tempo no corpo
O efeito da cafeina permanece no nosso sistema por até seis horas após a ingestão, o que pode prejudicar uma noite de sono, ou ajudar quando precisar ficar acordado.
Dor de Estômago
A ingestão exagerada de café pode causar muitas dores de estômago e azia, principalmente se ingerido em jejum. Cuidado com o consumo exagerado, e lembre-se de forrar o estômago para apreciar melhor seu cafézinho.
Droga Psicoativa mais utilizada
A cafeína é a droga psicoativa mais utilizada globalmente e, para o neurocientista de Harvard Charles Czeisler, ela e a luz elétrica possibilitaram que os humanos vivessem “além do ciclo do Sol”, ou seja, também tivessem atividades durante a noite.
“O café e a luz elétrica possibilitaram a grande transformação dos esforços humanos da fazenda para a indústria”
disse Charles à National Geographic
E você é amante assíduo do café? Conta aqui se você já teve alguma reação, ou sente algo quando bebe muito.