Brasil ultrapassa 4 mil casos de varíola dos macacos; confira
Número de casos vem aumentando e o Ministério da Saúde divulgou alguns cuidados especiais
O Brasil ultrapassou a marca de 4 mil casos confirmados de varíola dos macacos – ou monkeypox, de acordo com o Ministério da Saúde.
A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato direto pessoa a pessoa, chamado de pele a pele. O contágio pode acontecer a partir do contato com lesões cutâneas, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, pelo toque em objetos, tecidos (roupas, lençóis ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com a doença, além do contato com secreções respiratórias.
Como se prevenir da Varíola dos Macacos?
O Ministério da Saúde recomenda evitar contato próximo com pessoas com suspeita ou diagnóstico da doença, além da higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel antes de comer ou tocar no rosto como uma medida de prevenção.
Principais sintomas
A varíola dos macacos, na maioria dos casos, evolui sem complicações e os sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas. As manifestações clínicas habitualmente incluem lesões na pele na forma de bolhas ou feridas que podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais. No entanto, o surto atual da doença tem apresentado características epidemiológicas diferentes, com sintomas que podem ser bastante discretos.
Na forma mais comum documentada da doença, os sintomas podem surgir a partir do sétimo dia com uma febre súbita e intensa. São comuns sinais como dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e principalmente o aparecimento de inchaço de gânglios, que pode acontecer tanto no pescoço e na região axilar como na parte genital.
Já a manifestação na pele ocorre entre um e três dias após os sintomas iniciais. Os sinais passam por diferentes estágios: mácula (pequenas manchas), pápula (feridas pequenas semelhantes a espinhas), vesícula (pequenas bolhas), pústula (bolha com a presença de pus) e crosta (que são as cascas de cicatrização).
Fique atento aos sintomas e dirija-se a um pronto socorro caso esteja desconfiado da enferimidade.
Emergência 24 horas
Agora que você já sabe mais sobre a varíola dos macacos e como avaliar, fique atento no nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.
Sempre que precisar de ajuda de profissionais altamente capacitados para atender e zelar pelo bem estar da sociedade, entre em contato conosco. Conte com os serviços de Ambulâncias 24 horas e Emergências Médicas da Express Remoções.