Express Remoções

01/12/2021

Calmantes naturais para insônia, ansiedade e nervosismo

Calmantes naturais para insônia, ansiedade e nervosismo

Um ótimo recurso natural para o combate desses problemas são os calmantes naturais

Preparamos essa matéria para aqueles que sofrem com insônia, ansiedade e passam mals bocados com o estresse e nervosismo. Um ótimo recurso natural para o combate desses problemas são os calmantes naturais.

Os recursos naturais devem ser sempre buscados antes de qualquer solução manipulada, já que não influenciam diretamente em outras funcionalidades do metabolismo. Além disso, eles são encontrados em abundância na natureza e vem sendo utilizado por milhares de anos.

Confira a seguir uma lista de plantas utilizadas como calmantes naturais:

Plantas que são calmantes naturais

Abaixo uma lista de plantas utilizadas como calmantes naturais:

Flor do Maracujá

Um dos calmantes naturais mais conhecidos e utilizados é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá. Além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

Valeriana

A sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;

Erva de São-João ou Hipericão

Um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;

Camomila

Tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;

Tília

Possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria;

Melissa ou cidreira

Tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;

Alfazema

Rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

É possível fazer chá de todas estas plantas, no entanto, também existem suplementos alimentares na forma de comprimidos à venda em lojas de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias. Geralmente, os suplementos devem ser indicados por um fitoterapeuta ou nutricionista para saber qual a dose mais indicada.

Não perca: ✔️  Apendicite Aguda: O que é? Causas e mais

Os suplementos funcionam bem para aliviar sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.

Opções naturais para grávidas

A administração de remédios naturais para alívio durante a gestação deve ser estritamente supervisionada pelo médico obstetra responsável pelo acompanhamento pré-natal. Sua utilização deve ser considerada apenas em circunstâncias excepcionais, visto que tais substâncias poderiam potencialmente desencadear reações adversas ou não serem ideais para a saúde do feto. Uma alternativa segura e recomendada é o consumo de suco de maracujá fresco, conhecido por suas propriedades tranquilizantes e ausência de restrições para mulheres grávidas.

Opções naturais para bebês

Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar, favorecer o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.

Existe um suplemento alimentar chamado funchicórea que contém estas plantas medicinais e pode ser utilizado como calmante natural para bebês e recém nascidos, mas apesar de poder ser comprado sem receita médica só deve ser utilizado com o conhecimento do pediatra da criança.

Uma outra opção de calmante natural para bebês com mais de 6 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá. Basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 1 copo de água, coar e depois oferecer ao bebê ou a criança cerca de meio copo.


Gostou do nosso conteúdo? tem mais alguma receita caseira para nossos editores mandarem ver aqui no blog?

Acesse nosso instagram e curta nossos conteúdos!

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1