Pressão alta: saiba o melhor horário para tomar medicamento
Estudo aborda o tema e traz dados para os pacientes com pressão alta
Cerca de 26,3% dos adultos possuem diagnóstico de hipertensão, mas este dado, colhido pela VIGITEL, pode ser considerado subestimado, pois se trata de uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas no começo. Em outras palavras, muitos possuem hipertensão e simplesmente não sabem.
O maior desafio para quem sofre com a doença é o engajamento no estilo de vida saudável, com ingestão de sal em quantidades moderadas, atividade física regular, prevenção do ganho de peso, boas noites de sono, etc. Outro fator muito importante é o “lembrar” ou a dificuldade de tomar os medicamentos diariamente, conforme prescrição.
A verdade é que muitos pacientes se esquecem de usar os remédios nas suas rotinas. Alguns inclusive dizem que, como tomam muitos medicamentos para outras doenças, não gostam de concentrá-los todos em um só momento do dia, o que agrega complexidade ao tratamento e, em tese, dificulta ainda mais a adesão.
Quando falamos sobre hipertensão, vale destacar que nós seres humanos apresentamos uma diferença na média da pressão entre o dia e o período noturno. À noite, ela é, na média, 10% mais baixa – chamamos isso de descenso noturno. Por isso, é comum muitos médicos orientarem os pacientes a tomarem os medicamentos pela manhã. A maioria dos estudos clínicos foram feitas com a aplicação dos remédios no período matutino.
Dessa conduta os pesquisadores do Reino Unido se questionaram: no mundo real, há diferença se pessoas com pressão alta tomarem seus remédios de manhã ou à noite? Isso mudaria o risco de infarto do coração ou derrame cerebral?
Qual é o melhor horário para tomar remédio para pressão alta?
Os cientistas recrutaram mais de 20 mil pessoas, que foram acompanhadas remotamente, via internet, por aproximadamente cinco anos. Resultado: aqueles que tomaram os medicamentos entre 6 e 10h da manhã tiveram o mesmo risco de infarto, derrame e morte de qualquer causa cardiovascular em comparação com aqueles que receberam os remédios entre 20h e meia-noite.
Também não houve diferença nos efeitos colaterais, especialmente no risco de quedas, naqueles que tomaram os remédios após o sol se pôr.
Em outras palavras, a conclusão que podemos tirar dé que NÃO HÁ tmelhor período para ingerir os medicamentos. Pode ser pela manhã ou à noite, o importante é não abandonar a estratégia.
Emergência 24 horas
Agora que você já sabe sobre a lenda do horário da ingestão de medicamentos contra a hipertensão, fique atento no nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.
Sempre que precisar de ajuda de profissionais altamente capacitados para atender e zelar pelo bem estar da sociedade, entre em contato conosco. Conte com os serviços de Aluguel de Ambulâncias e Emergências Médicas da Express Remoções.