Narguilé faz mal para a saúde? É menos prejudicial que o cigarro?
Fumar narguilé faz mal para a saúde em proporções até maiores do que fumar cigarro tradicional; saiba mais
De fato, fumar narguilé faz mal para a saúde em proporções até maiores do que fumar cigarro tradicional, pois, embora se pense que a fumaça do narguilé é menos prejudicial ao corpo por ser filtrada ao passar pela água, isso não é totalmente verdade, já que neste processo apenas uma pequena parte das substâncias nocivas da fumaça, como o monóxido de carbono e a nicotina, ficam na água, mas a quantidade de fumaça inalada por que fuma é várias vezes maior do que o cigarro tradicional.
Existe uma crença de que ele é menos prejudicial do que o cigarro comum e isso tem que ser explicado no detalhe.
Neste post vamos falar um pouco mais sobre o assunto, mas antes explicar a origem, do que se trata, por que está tão em alta principalmente entre os jovens, os principais problemas de saúde oriundos e tudo que você precisa saber sobre o narguilé.
Origem: onde surgiu o Narguilé?
A sua origem é controversa e bem antiga mas a versão mais comum é a de que o tipo de cachimbo tenha surgido na região entre a atual Índia e Paquistão no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça antes de se fumar.
O que se sabe de fato é que o narguilé também é conhecido como cachimbo árabe, cachimbo de água e Hookah, que pode ser usado em uma reunião de pessoas, e normalmente é, onde todos compartilham o sugador (uma mangueira para inalar).
Sua popularização entre o publico jovem se deu devido à possibilidade de usar o tabaco aromatizado, as famosas essências, com diversos sabores e cores, o que aumenta o público de usuários, incluindo as pessoas de não gostavam do gosto natural do tabaco, que pode ser amargo, ou que não se sentiam a vontade com o cheiro.
Narguilé é considerado droga lícita ou ilícita?
Embora traga diversos riscos de saúde para quem fuma, o narguilé é considerado uma droga lícita legalizada que pode ser encontrada em qualquer tabacaria, lojas de shopping, padarias, dentre outros, além de existir estabelecimentos que os alugam por tempo determinado.
Quais são os principais riscos de fumar narguilé?
Apesar do que muitas pessoas pensam, que o Narguilé é menos prejudicial que o cigarro, os danos coletados do seu uso são de fato mais prejudiciais e perigosos do que os do uso cigarro tradicional. Isso significa que pessoas que fazem uso desse famoso cachimbo podem desenvolver doenças cardiovasculares e respiratórias, dependência, impotência e o desenvolvimento de cânceres, como o de pulmão e boca.
Um estudo publicado na Public Health Reports em 2016, intitulado “Systematic Review and Meta-Analysis of Inhaled Toxicants from Waterpipe and Cigarette Smoking”, comprovou que o uso do narguilé expõe uma pessoa a níveis muito maiores de substâncias tóxicas que o cigarro. De acordo com o estudo, uma sessão de narguilé expõe uma pessoa cerca de 2,5 mais vezes à nicotina do que o cigarro.
Fato é que pessoas que fazem uso do narguilé com frequência relativamente menor do que os fumantes usam o cigarro. Entretanto, em uma sessão, que pode durar até uma hora, uma pessoa inala a fumaça correspondente a aproximadamente 100 cigarros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Principais doenças relacionadas com o uso excessivo do narguilé
Abaixo vamos evidenciar o que narguile causa no organismo:
- Câncer de pulmão, esôfago, laringe, boca, intestino, bexiga ou rins;
- Doenças relacionadas ao sangue, como trombose ou pressão alta;
- Impotência sexual;
- Doenças cardíacas;
- Risco aumentado de ser contaminado por IST’s como, herpes e candidíase oral, devido ao compartilhamento da mangueira (puxador de fumaça) do narguilé.
Os fumantes passivos, que respiram a fumaça por dividirem o mesmo espaço dos fumantes, também são prejudicados, principalmente grávidas, bebês e crianças. Já as pessoas com doenças pulmonares e respiratórias devem se manter fora desses ambientes.
Existe um outro pretexto que o mercado divulga como menos prejudicial para que na verdade não é: a possibilidade de se usar uma resistência que esquente o carvão, evitando assim acendê-lo com o fogo diretamente. Isso é um grande mito que “camufla” os riscos, uma vez que os restos da queima do carvão não dependem de como será aceso.
Narguilé é pior que o cigarro?
São duas formas diferentes de tabaco, mas ambas viciam e fazem mal à saúde. A diferença básica é que o narguilé não tem filtro, então possui uma quantia enorme de monóxido de carbono – de dez a trinta vezes maior do que o cigarro comum, em geral.
Além disso, há o risco já comentado de contaminação por IST’s como, herpes e candidíase oral, e também contaminação por bactérias, como a tuberculose, mesmo que as biqueiras não sejam compartilhadas.
Existem pessoas que acabam sendo influenciadas pelo uso mais recreativo do narguilé para entrar no mundo do consumo do cigarro. Sinal de atenção! O jovem acha a água no jarro consegue filtrar as impurezas e isso não é verdade.
Narguilé vicia como o cigarro? Tem nicotina?
Sim, o narguilé vicia como um cigarro, porque apesar do tabaco utilizado parecer inofensivo, devido ao cheiro e sabores atraentes, contém nicotina em sua composição, uma substância viciante para o organismo. Quem fuma narguilé consome as mesmas substancias de quem fuma cigarro, só que em maior quantidade, já que os minutos de uso são superiores ao de um cigarro.
Mesmo que o uso do narguilé seja relativamente menor do que o cigarro, devido ao transporte e logística para utiliza-lo, os problemas são exatamente os mesmos.
Por que narguile abaixa pressão?
A fumaça inalada do narguile contém monóxido de carbono, e quando esse composto entra no pulmão ele se liga muito mais rápido ao sangue do que o oxigênio, ou seja, o usuário fica com pouco oxigênio no sangue e isso causa essa queda na pressão .
Porque pessoas relatam tontura e náuseas quando fumam narguilé?
O vapor de água sobre o carvão superaquecido resulta em monóxido de carbono e a consequência ao inalar pode gerar náuseas, tontura e dores de cabeça, ainda mais quando há uso excessivo.
Veja também: Cigarro eletrônico faz mal para a saúde?
Aproveite nosso conteúdo para refletir um pouco sobre o uso do narguilé. A Express Remoções presa pela saúde e bem estar da sociedade.
Não coloque sua vida em risco com o uso de sustâncias nocivas. Não caia no conto do vigário que o narguilé faz menos para a saúde que o cigarro convencional. Ambos são drogas e precisam estar longe da nossa vida.