Garganta Inflamada: principais causas, como curar e remédios naturais
A inflamação é uma das doenças da garganta e se trata de uma resposta do sistema de defesa do corpo
Neste post vamos tratar um pouco sobre um assunto cotidiano que é garganta inflamada. A dor de garganta é um sintoma relativamente comum que pode surgir sem motivo aparente, mas que, muitas vezes, está relacionado com o desenvolvimento de uma gripe ou resfriado.
Existem alguns remédios caseiros e naturais que podem ser usados para aliviar o desconforto da garganta inflamada, especialmente nos casos mais leves, meso que a grande recomendação seja repouso e se hidratar constantemente.
Se a garganta está inflamada é muito difícil ignorar os sintomas já que se alimentar pode se tornar tarefa difícil. O inchaço se trata de uma resposta a algum tipo de infecção ou lesão de tecidos.
Vamos entender melhor:
Por que a garganta fica inflamada?
A inflamação é uma das doenças da garganta e se trata de uma resposta do sistema de defesa do corpo aos mais diversos tipos de agentes agressores, como vírus, bactérias e até fungos. Os microrganismos mais predominantes nesses quadros são o rinovírus, o vírus sincicial respiratório, o influenza e, mais recentemente, o coronavírus. Entre as bactérias, a infecção mais comum se dá por estreptococos do Grupo A.
Outras possíveis causas:
- Alergias
- Exposição a compostos químicos
- Mudanças climáticas
- Tabagismo Etilismo (abuso do álcool)
- Refluxo gastroesofágico (inclusive em crianças)
- Trauma
Entre as crianças, nos dois primeiros anos de vida, em mais de 90% das vezes as inflamações são causadas por vírus. Depois dessa idade, estas infecções prosseguem, mas já começam a aparecer as de origem bacteriana.
Como saber se a garganta está inflamada?
Independente da origem da inflamação, além da dor e da típico vermelhidão local, podem estar presentes as seguintes manifestações:
- Febre;
- Inchaço;
- Dor de ouvido;
- Inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço.
Quando ela decorre de vírus, você observará os sintomas a seguir:
- Tosse seca;
- Secreção nasal;
- Conjuntivite;
- Dor de cabeça;
- Erupções na pele.
Infecções bacterianas incluem também:
- Secreção purulenta nas amígdalas ou petéquias (manchas avermelhadas no palato).
Remédios caseiros e naturais para garganta inflamada
Caso você tenha sintomas leves, os remédios caseiros naturais são excelentes opções, que podem ajudar a aliviar bastante o incômodo da garganta inflamada. No vídeo abaixo do canal Ecycle temos um resumo dos remédios caseiros que vamos falar adiante:
Algumas receitas infalíveis para você experimentar em casa (com moderação e se persistirem os sintomas procure imediatamente um médico):
Gargarejo com água morna e sal
O gargarejo de água salgada diminui o inchaço e é indicado para limpar o excesso de muco, além de permitir que o seu nariz entupido volte a drenar normalmente.
Ingredientes
- 1 copo de água morna;
- 1 colher (de sopa) de sal.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes até que o sal se dissolva completamente na água. Depois fazer gargarejos com a mistura ainda morna e repetir 3 a 4 vezes por dia, ou conforme necessário.
Chá de orégano com limão
Separe três colheres de sopa de orégano e faça um chá. Em seguida, coe e adicione suco de meio limão e tome. O orégano é um ótimo antisséptico que limpa o aparelho respiratório e vai fazer muito bem para sua garganta inflamada, ajudando a reduzir a dor e a promover o bem-estar.
Alho
O alho possui um composto chamado alicina, que pode matar as bactérias e germes que causam dor e irritação. Com um dente de alho fresco cortado ao meio e os pedaços em cada bochecha, chupe-os como uma pastilha para tosse. Tente fazer isso uma vez por dia.
Gargarejo com bicarbonato de sódio
O Bicarbonato de Sódio possui propriedades antibacterianas. Ele também tem um pH levemente alcalino, que alivia irritações menores da pele, como picadas de insetos, e vai agir de forma semelhante nos tecidos inchados em sua garganta.
Ingredientes
- Uma xícara de água morna
- Meia colher de chá de sal
- Meia colher de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo
Aqueça a água, misture meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato e teste a temperatura. Despeje um pouco do líquido na garganta quando estiver inflamada e deixe descansar por um momento e então faça dois gargarejos, um após o outro. Repita o procedimento completo três vezes ao dia.
Chá de camomila com mel
É um excelente remédio para garganta inflamada. Seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam você a relaxar.
O chá de camomila com mel é uma mistura muito eficaz contra a dor de garganta, pois além de o mel ajudar a hidratar os tecidos irritados, a camomila tem forte ação anti-inflamatória e adstringente que ajuda a acalmar a garganta inflamada. Além disso, algumas investigações também parecem indicar que a camomila consegue estimular o sistema imunológico, ajudando no combate de gripes e resfriados.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 colher (de chá) de mel;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as flores de camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, adicionar a colher de mel, coar e beber ainda morno, 2 a 3 vezes por dia.
No caso dos bebês com menos de 2 anos deve oferecer-se apenas o chá de camomila sem o mel, pois o consumo de mel nos primeiros de vida pode causar uma infecção intestinal grave, conhecida como botulismo. Entenda melhor qual o risco de dar mel para o bebê.
Chá de gengibre
Funciona como um remédio para garganta inflamada por conta de suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias, além de aliviar as dores nas articulações.
O gengibre ajuda a soltar e expulsar o muco presente no sistema respiratório. Também estimula a circulação, oxigenando as células, liberando as toxinas e acelerando o processo de cicatrização.
A raiz de gengibre é um potente anti-inflamatório natural que pode ser usado para aliviar as dores de vários problemas inflamatórios, incluindo a dor de garganta. O gengibre possui compostos bioativos, como o gingerol e o shogaol, que reduzem a inflamação e eliminam microrganismos que possam causar infecção e piorar a dor.
Ingredientes
1 cm de raiz de gengibre;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Descascar a raiz de gengibre e fazer pequenos cortes. Depois adicionar o gengibre na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber ainda morno. Tomar este chá 3 vezes ao dia.
Vinagre de maçã
Contém níveis altos de acidez que podem eliminar as bactérias, serve para aliviar a dor na garganta inflamada. A irritação pode ser causada por diversos tipos de bactérias ou vírus. Por isso, dependendo do tipo de bactéria que está causando a inflamação, o vinagre pode não ser efetivo, funcionando em alguns casos e em outros não.
Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água morna e ingerir. Lembre-se de nunca abusar do uso do vinagre: ele é ácido e pode acabar causando irritações e alterando o pH da sua garganta. Utilize-o sempre diluído em água.
Caso não funcione, não insista, pois provavelmente as bactérias ou vírus que estão causando a inflamação são resistentes, e o uso contínuo poderá prejudicar ainda mais a garganta.
Vapor
O vapor pode aliviar melhorar a garganta inflamada, principalmente quando a garganta dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, o que facilita a sua respiração. Basta separar uma bacia média, água quente suficiente para enchê-la até a metade, uma tolha de banho e óleo de eucalipto (opcional).
Ferva uma panela de água e despeje-a na bacia, depois incline a bacia de modo que você possa inalar totalmente o vapor. Amarre a toalha na cabeça para criar uma espécie de “tenda” para o vapor e, se quiser deixá-lo mais suave, adicione gotas de óleo de eucalipto.
Cravo
A razão pela qual o cravo tem poderes analgésicos é devido ao eugenol (óleo de cravo), substância que é um forte antisséptico natural e pode atuar como um antibacteriano também.
Mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar a dor em sua garganta. Separe vários cravos inteiros e um copo com água (opcional). Coloque um ou dois cravos em sua boca e chupe-os até que se tornem macios – então mastigue como se fossem gomas de mascar. Engolir depois não é prejudicial.
Sálvia
É uma erva que já foi muito utilizada na medicina, antes de aparecer na culinária. A sálvia é adstringente e bactericida. Nesse caso, uma boa maneira de usar a sálvia é sob a forma de gargarejo.
Ingredientes
- Uma xícara de água fervente
- Duas colheres de chá de folhas frescas ou secas de sálvia
- Sete gramas de sal. Ferva a água e, em seguida, despeje-a sobre a sálvia em uma caneca
Cubra e deixe por 20 minutos. Adicione sal e faça o gargarejo.
Canela
A canela é extremamente rica em antioxidantes e seu aroma ajuda a abrir as cavidades, o que diminui a produção de muco e melhora a respiração, aliviando sintomas comuns da garganta inflamada.
Coloque um ou dois pauzinhos de canela em uma xícara de água e deixe em infusão por 10 minutos. Pode colocar um dente de cravo-da-índia que também é um poderoso antibacteriano.
Agora que você já conhece as principais causas da garganta inflamada e os remédios naturais e caseiros que ajudam a aliviar, compartilhe nosso conteúdo para que mais pessoas possam de beneficiar com ele.
Caso precise de ajuda profissional, conte com a Express remoções, empresa especializada em saúde e bem estar. Oferecemos atendimento médico emergencial ou remoção de paciente, conte conosco.