Sinais vitais (SSVV): Como identificar e quais são suas funções?
Essas medidas são importantes para identificar possíveis problemas de saúde
Os sinais vitais são medidas corporais básicas, essenciais para que nosso corpo funcione bem. Essas medidas devem ser realizadas no atendimento pré-hospitalar, pois servem para estabelecer seus padrões basais, diagnosticar o início de uma possível enfermidade, acompanhar a evolução do paciente e orientar o melhor tratamento para um indivíduo.
Nesta matéria vamos falar um pouco mais sobre o que é e como identificar os sinais vitais para prestar qualquer tipo de primeiro socorro e quais são suas funções. Confira:
O que são os sinais vitais?
Sinais vitais são as medidas corporais básicas de um ser humano, essenciais para que ele esteja bem, e devem ser medidos e acompanhados por profissionais sempre que o indivíduo desejar saber como vai a saúde, bem como quando não estiver sentindo-se bem.
Quais são os principais sinais vitais?
Os principais sinais vitais são:
- Temperatura (Saiba a partir de quantos graus é febre alta);
- Frequência respiratória;
- Frequência cardíaca;
- Pressão arterial.
Os SSVV (sigla para Sinais Vitais), como também são chamados, são quantificados mediante avaliações numéricas e comparados a parâmetros tidos como normais, que podem variar de acordo com a idade, peso, sexo e saúde do paciente.
Abaixo vamos falar sobre cada um dos sinais vitais citados acima.
Temperatura corporal
A temperatura corporal é a medida do calor do corpo, ou seja, o equilíbrio entre: calor produzido e calor perdido. Portanto, a melhor forma para medir a temperatura do paciente é por meio de um termômetro.
Mas, antes de fazer qualquer registro, confira os valores da temperatura. Lembre-se: é considerado normal – 36°C a 37°C.
Frequência respiratória
A frequência respiratória é o número de respirações que uma pessoa realiza por minuto. Portanto, é importante verificar os valores de cada grupo antes de realizar qualquer registro.
Os valores considerados normais para a frequência respiratória são:
- Mulher: 18 a 20 mpm;
- Homem: 16 a 18 mpm;
- Criança: 20 a 25 mpm;
- Lactantes: 30 a 40 mpm.
Pressão Arterial
A pressão sanguínea é medida pela força do sangue que atua sobre as paredes das artérias, fazendo pressão sobre elas. Os valores normais da pressão arteirial em adultos, são:
- Pressão sistólica: 140x90mmHg;
- Pressão diastólica: 90x60mmHg.
Frequência cardíaca
A frequência cardíaca refere-se à quantidade de batidas do coração por minuto, podendo sofrer variação de acordo com a idade, esforço físico ou presença de doença cardíaca. Abaixo os níveis considerados normais:
- De 0 a 2 anos: entre 120 e 140 bpm;
- Entre 8 e 17 anos: entre 80 e 100 bpm;
- Adulto sedentário: entre 70 e 80 bpm;
- Adultos praticantes de atividades físicas e idosos: entre 50 a 60 bpm.
Fatores alteram os números dos sinais vitais
Os principais fatores que podem alterar os valores dos sinais vitais, são:
- Idade;
- Banhos;
- Estresse;
- Fator hormonal;
- Sono e repouso;
- Temperatura ambiental;
- Uso de medicamentos;
- Alimentação pesada;
- Exercícios físicos.
Gostou do nosso conteúdo sobre como identificar os sinais vitais? Curta e compartilhe, pois essa informação é muito valiosa!
Caso precise de ajuda profissional, conte com a Express remoções, empresa especializada em saúde e bem estar. Oferecemos atendimento médico emergencial ou remoção de paciente, conte conosco.